Como o próprio nome sugere, a Logística Integrada representa a interligação de todo o processo logístico, da fabricação dos produtos até que ele chegue às mãos do consumidor final. Isso é feito por meio de Sistemas Inteligentes que oferecem união e interatividade de ações, de forma dinâmica. Além disso, tornam possível o gerenciamento das informações ao longo da cadeia de suprimentos.
Os consumidores estão cada dia mais dinâmicos e exigentes, buscam preços baixos e produtos de qualidade, mas também levam muito em conta a experiência de compra oferecida. Nesse sentido, as empresas têm buscado novas formas de garantir competitividade no mercado, reduzindo custos e tornando os processos mais ágeis e eficientes. A logística integrada surgiu, justamente, para auxiliar a suprir essa demanda.
As empresas são responsáveis por planejar, implementar e controlar todos os passos dessa logística, buscando prevenir falhas e aumentar a eficiência. Um trabalho extremamente importante quando se pensa no contexto atual de mercado e na aproximação contínua com o cliente.
Como aplicar a Logística Integrada em sua empresa
Para adquirir processos otimizados, alinhados e operantes, é preciso investir em comunicação interna de qualidade. Nesse sentido, o fluxo de informações das atividades e setores deve ser constante, bem como claro e objetivo, para que a companhia possa analisar os dados em tempo real.
A logística integrada é dividida em três principais áreas: administração de materiais, movimentação de materiais e distribuição física.
- Administração de materiais: essa etapa engloba desde a captação e matérias-primas até a fabricação. Participam aqui as áreas de negociação, aquisição, contato com fornecedores, transporte, controle de qualidade e armazenamento.
- Movimentação de materiais: envolve o transporte de insumos que garantem o abastecimento eficiente da linha de produção e transporte dos materiais em processamento.
- Distribuição física: a atividade dessa última fase é levar o produto final até seus pontos de distribuição ou venda, com qualidade, agilidade e preço baixo.
Principais benefícios
Entre os principais benefícios da Logística Integrada para as empresas, temos:
- Controle do fluxo dos produtos e processos: acompanha o fluxo de venda do momento que o fornecedor libera os produtos até a entrega ao cliente final.
- Organização dos processos
- Aumento da agilidade dos processos e produtividade
- Redução de custos
- Diminuição de erros
- Aumento da lucratividade
- Criação de valor
- Vantagem competitiva
Facilmente percebemos quão positiva a Logística Integrada tem se mostrado para as empresas. Através dela, é possível ter controle de cada etapa do processo produtivo e cadeia de suprimentos. Sua implementação possibilita o acompanhamento de cada etapa do processo produtivo e cadeia de suprimentos, com vistas a oferecer uma experiência de compra cada vez mais eficiente ao cliente final.
Gostou desse conteúdo? Inscreva-se na nossa Newsletter para receber mais textos como esse.
Leia também:
Logística Internacional e seus impactos no comércio exterior
Entenda o conceito de logística e sua importância dentro das empresas