Blog

Transformação digital na indústria

O Impacto da ‘Transformação Digital’ nas Indústrias

Está cada vez mais difícil imaginar alguma área ou atividade que não tenha sido impactada pela ‘Transformação Digital’. Na indústria, isso não é diferente. Essa transição social atinge desde nossos lares até a economia mundial.

A seguir, falaremos um pouco sobre como a transformação digital está impactando as indústrias, confira!

O que é a ‘Transformação Digital’?

Por ‘Transformação Digital’ entende-se um fenômeno que adere tecnologias que estão transformando as experiências de consumidores, trabalhadores e empresários em todo o mundo.

Na indústria, se traduz pelo uso de ‘Sistemas Ciber-Físicos’ na produção industrial. Trata-se de um conjunto de softwares e aplicações que interagem entre entidades, coisas e humanos; entre empresas, pessoas e dispositivos. Esse movimento também é chamado “Indústria 4.0” ou “Quarta Revolução Industrial”.

Vale destacar que não se trata apenas da utilização de soluções e serviços de ‘Internet das Coisas’ (Internet of Things – IoT), ‘Computação em Nuvem’, ‘Big Data’, etc, de maneira isolada. A transformação digital se dá com a combinação dessas diversas tecnologias para entregar as atividades que os sistemas ciber-físicos vão demandar na indústria.

Leia mais aqui sobre a Quarta Revolução Industrial e seu Impacto na Indústria

A Quarta Revolução Industrial é algo que já está acontecendo e, é certo, que seguirá crescendo de maneira cada vez mais enfática. Apesar disso, ainda são poucas as empresas que se deram conta desse “fenômeno”.

A transformação digital na indústria já é uma realidade e traz consigo ganhos de escala, facilidade de desenvolvimentos (de produtos, serviços e recursos), redução de custos e uma série de outras vantagens.

A Transformação Digital e a indústria

De maneira geral, pode-se dizer que o avanço da humanidade sempre esteve relacionado às transformações tecnológicas, e elas têm sido fundamentais nas mais diversas áreas da nossa rotina diária. A indústria, claro, está inserida nessas transformações e vem recebendo muita influência tecnológica.

Ao longo da nossa história, muitas revoluções ocorreram nesse campo da tecnologia. As fases da Revolução Industrial, deixaram marcas e benefícios, além de problemas que surgiram para serem solucionados. E, atualmente, vivenciamos a Quarta Revolução, conhecida pela concentração de tecnologias físicas, biológicas e digitais.

A dinâmica nas indústrias demanda tecnologia. Os gestores desse segmento necessitam de ter uma visão panorâmica de tudo o que acontece no dia a dia operacional. Combinando mentes e máquinas, pode-se perceber a força que a tecnologia projeta nas indústrias. Dispositivos inteligentes unidos a trabalhadores qualificados, resultam em aumento da produtividade e da eficiência no andamento dos serviços realizados nas indústrias.

Impactos e mudanças da Transformação Digital nas indústrias

A interconectividade entre pessoas e empresas, hoje em dia, estreita as relações e agiliza a transmissão de dados em tempo real. Isso é imprescindível para o crescimento e fortalecimento do setor industrial, mercadológico e econômico de um país.

Por outro lado, é necessário enfatizar que os empreendimentos (e empreendedores) precisam reconhecer suas limitações e se preparar para aderir às mudanças e adaptações necessárias, a fim de usufruírem de todos os seus benefícios.

De acordo com muitos especialistas no assunto, alguns impactos da transformação digital na indústria já podem ser percebidos. Ao contar com um arcabouço moderno de soluções, serviços e recursos, tais como robôs inteligentes, drones, sistemas de alta complexidade técnica (inclusive com inteligência artificial), tecnologias de sensores, entre outros, as empresas do setor da manufatura conseguem:

  • Melhorias na integração de processos por meio da combinação de sistemas e aplicativos inteligentes;
  • Ganho de eficácia operacional na produção de produtos, logística, entre outros;
  • Potencialização da inovação por meio de captação, ordenamento e análises rápidas e precisas de dados internos e externos (de mercado, de redes sociais) para prever padrões de comportamentos dos consumidores, por exemplo;
  • Melhor aproveitamento de recursos (insumos, ferramentas, maquinário, etc);
  • Mais motivação dos colaboradores, que passam a ter seu dia a dia de trabalho mais inteligente e funcional;
  • Ganho de satisfação dos clientes e, consequentemente, de reputação corporativa;
  • Mais velocidade para responder às demandas de mercado e perceber a movimentação da concorrência etc.

(FONTE: https://blog.ccmtecnologia.com.br/post/veja-como-e-a-transformacao-digital-da-industria-de-manufatura)

De maneira geral, é preciso estar preparado para fazer boas escolhas, pois o futuro já começou. Há algum tempo atrás a tecnologia era vista como algo distante da realidade, mas chegou e o ciclo de implantação de novas tecnologias anda acelerado, com mudanças significativas num curto espaço de tempo.

A Transformação Digital, portanto, contribuiu e contribui para o alcance de uma indústria moderna e competitiva. Ao longo de todas as etapas pelas quais passamos, a indústria foi adquirindo novos recursos e estratégias e, hoje, está totalmente integrada com a tecnologia.

Para receber mais notícias e outros conteúdos inscreva-se em nossa newsletter.

    plugins premium WordPress