Blog

Tipos de Plástico: Saiba qual é o mais adequado para seu produto

Tipos de Plástico – Saiba qual é o mais adequado para seu produto

Os tipos de plástico se diferenciam pela extensão e estrutura dos polímeros, além da sua usabilidade, por ser matéria-prima de diversos produtos usados no nosso dia a dia. Estima-se que a produção de plástico seja mais de 200 milhões de toneladas ao ano e isso se deve, principalmente, ao baixo custo de produção e à durabilidade que eles têm em comparação aos outros tipos de materiais.

São um grupo pertencente a uma categoria maior de materiais chamados de polímeros. Os polímeros são originados a partir de uma fração do petróleo chamada nafta e também de fontes renováveis, como o plástico feito a partir do milho, da beterraba, da mandioca, da cana-de-açúcar, etc. Eles são divididos em dois grupos, de acordo com as suas características de fusão ou derretimento:

Os termoplásticos mais utilizados são materiais que podem ser remoldados, quando submetidos à aquecimento, devido a sua estrutura menos rígida formada por interações que se quebram sob aquecimento e se restabelecem ao serem resfriadas. Esse processo pode ser repetido várias vezes. Os termoplásticos correspondem, portanto, a 80% dos plásticos consumidos. Por exemplo: PET, PEAD, PVC, PEBD, PP, PS e outros.

Os termorrígidos ou termofixos são aqueles que não derretem quando aquecidos, o que impossibilita a sua reutilização através dos processos convencionais de reciclagem. Representam cerca de 20% do total consumido no país. Por exemplo: PU, EVA, etc.

A seguir, veremos a diferenciação mais básica entre os tipos de plástico:

Tipos de Plástico

Tipos de Plástico

1. PP ou Polipropileno

Polipropileno

O Polipropileno é um polímero ou plástico derivado do propeno ou propileno. Algumas de suas características incluem ser inquebrável, transparente, brilhante e rígido. É bastante utilizado em filmes para embalagens e alimentos, embalagens industriais, potes e seringas descartáveis. É reciclável.

2. PEBD ou Polietileno de Baixa Densidade

Polietileno de Baixa Densidade

O Polietileno de Baixa Densidade é obtido através da polimerização do etileno, é o polímero de estrutura química mais simples. Por ser um termoplástico, o PEBD é reciclável. É um plástico flexível, leve, transparente e impermeável. Pode ser aplicado em sacolas de supermercados, sacaria industrial, bolsas para soro medicinal, entre outros.

3. PEAD ou Polietileno de Alta Densidade

Polietileno de Alta Densidade

O PEAD é obtido através da polimerização do etileno e conhecido também como eteno.  Por ser um termoplástico, o PEAD é reciclável. É um plástico inquebrável, resistente a baixas temperaturas, leve e impermeável. É bastante aplicado em embalagens de detergente e óleos automotivos, garrafeiras, tampas, potes, caixas de leite de plástico, garrafas de suco, frascos de shampoo, etc.

4. PEBDL ou Polietileno de Baixa Densidade Linear

Polietileno de Baixa Densidade Linear

É obtido através da polimerização do etileno. O fato de ser polimerizado sob baixas pressões, torna a produção do PEBDL mais econômica que a do PEBD convencional, fazendo desse material uma ótima alternativa para aplicações que necessitem de propriedades intermediárias entre o PEBD e o PEAD. É um material menos translúcido que o PEBD, e possui maior resistência mecânica. Pode ser aplicado em filmes, sacolas, caixas d’água, embalagens em geral.

5. EVA ou Acetato de Vinila

Acetato de Vinila

O EVA é obtido através do copolímero de etileno-acetato de vinila. A sua principal característica é a capacidade de ser flexível e resistente ao mesmo tempo. Suas características fazem do EVA um produto competitivo em relação a outros termoplásticos e alguns tipos de borrachas, sendo utilizado no segmento de calçados em compostos expansíveis e reticulados transformados por injeção e pressão. É aplicado em equipamentos de academia, brinquedos, brindes, solados de calçados, entre outros. Não é reciclável.

6. PS ou Poliestireno Cristal e de Alto Impacto

Poliestireno Cristal e de Alto Impacto

Resina do grupo dos termoplásticos, o Poliestireno é obtido através da polimerização do estireno. Por ser um material barato e frágil, é muito usado na fabricação de produtos descartáveis ou que necessitem de alta transparência. O poliestireno convencional é popularmente conhecido como PS cristal. É aplicado em potes de embalagens em geral, tampas, copos descartáveis, brinquedos, etc.

7. ABS ou Acrilonitrila Butadieno Estireno

Plástico ABS

Por último, o ABSque é obtido através do copolímero de etileno-acetato de vinila. É um termoplástico desenvolvido para aplicações que necessitam de uma boa resistência ao impacto e um bom aspecto visual. É um dos plásticos mais indicados para a produção de carcaças de eletrodomésticos. Tem boa resistência mecânica, fácil moldabilidade, dureza. Por essa razão, é muito utilizado em carcaças de eletrodomésticos, capacetes e painéis automotivos.

Uma menção sobre o PET

Como vimos acima os plásticos são polímeros produzidos a partir de processos petroquímicos. O PET é um deles e, diferentemente, do que muitos pensam foi desenvolvido há mais de 70 anos. Por ser um material inerte, leve, resistente e transparente, passou a ser utilizado na fabricação de embalagens de bebidas e alimentos no início da década de 1980. Em 1985 cerca de 500 mil toneladas de vasilhames já haviam sido produzidos, somente nos Estados Unidos.

Como Classificar os Tipos de Plástico

Para os consumidores saberem de qual tipo de plástico é feito o produto que estão adquirindo, há um padrão utilizado pelas fábricas. Você já deve ter reparado que existem números cercados por um triângulo com setas nos rótulos dos produtos de plástico que você compra. Esses símbolos têm a função de alertar os consumidores sobre o descarte seletivo, além de orientar a separação devida de cada material.

No Brasil, a norma técnica do plástico (NBR 13.230:2008) foi concebida de acordo com critérios internacionais. A numeração separa o material em seis diferentes tipos de plásticos (PET, PEAD, PVC, PEBD, PP, PS) e ainda há uma sétima opção (0 – outros), normalmente empregada para os produtos de plástico fabricados com uma combinação de diversas resinas e materiais.

Para saber a melhor opção de plástico para o seu produto, procure comparar as características específicas de cada tipo de plástico, para que se destina e sua usabilidade para determinado produto. A dureza do material, a maleabilidade, leveza, resistência e permeabilidade são algumas das principais características para se verificar ao fazer essa escolha.

Precisa de um orçamento?

Preencha o formulário abaixo e aguarde o contato de nossa equipe.

QUERO UM ORÇAMENTO

Onde comprar?

Algumas empresas que fabricam produtos utilizando resinas termoplásticas, fazem a compra diretamente com grandes produtores do material. Nesses casos, a quantidade mínima exigida por compra costuma ser bastante alta, além do prazo de entrega nem sempre atender às necessidades do negócio.

A solução mais adequada, portanto, é tratar com um fornecedor de resinas termoplásticas como a Mais Polímeros. Nós podemos atender de forma prática e eficiente às demandas por qualidade, quantidades menores e prazo de entrega/logística dessa matéria-prima, evitando, inclusive, que você tenha perdas com estoques altos.

Conheça nossos produtos clicando aqui. Preencha o formulário selecionando o campo do produto desejado e, posteriormente, nossa equipe entrará em contato com sua empresa.

Quer saber mais sobre os tipos de plástico e sua importância no processo de modernização tecnológica da indústria?

[button label=”BAIXE AQUI NOSSO GUIA” link=”https://conteudo.maispolimeros.com.br/guia-tipos-de-plastico” target=”_blank” color=”” centered=”true” __fw_editor_shortcodes_id=”8ee9ea7d608025e33182f90dbb071106″ _fw_coder=”aggressive”][/button]

plugins premium WordPress