Blog

Plástico ABS e suas principais características e aplicações

Plástico ABS e suas principais características e aplicações

Saber um pouco mais sobre as aplicações das resinas termoplásticas no nosso cotidiano nos ajuda a compreender a importância e versatilidade de materiais como o plástico ABS. A seguir você poderá entender e explorar a definição, a composição, as características, as aplicações e muito mais sobre este material.

O que é o plástico ABS?

O plástico ABS é uma resina termoplástica derivada do petróleo. É formado pela  copolimerização de três monômeros: acrilonitrila (monômero sintético produzido a partir do hidrocarbonato propileno e amoníaco – de 15% a 30%), butadieno (alceno obtido a partir da desidrogenação do butano – de 5% a 15%) e o estireno (produzido  a partir da desidrogenação do etilbenzeno – de 40% a 60%) – sendo base de quase todos os materiais plásticos que usamos.

Cada monômero possui suas propriedades, tornando possível a produção de tipos diferentes de ABS, que serão aplicados de variadas formas e em diferentes segmentos.

Precisa de um orçamento?

Preencha o formulário abaixo e aguarde o contato de nossa equipe.

QUERO UM ORÇAMENTO

Composição do plástico ABS

Basicamente a composição do plástico ABS vem do butadieno, do estireno e da acrilonitrila. O butadieno passa pelo processo de polimerização que o transforma em polibutadieno. O estireno e a acrilonitrila passam pela copolimerização. Após isso ocorre a fusão da mistura, em um processo de extrusão, que forma o composto químico acrilonitrila butadieno estireno, popularmente conhecido como plástico ABS.

Abaixo você pode ver uma ilustração do processo de composição do plástico ABS:

Composição do Plástico ABS
Composição do Plástico ABS

Características do plástico ABS

O ABS é muito usado na indústria por ser economicamente viável (preço relativamente baixo), leve e fácil de moldar. Detém propriedades específicas como boa resistência à impacto, à tração e à abrasão (desgaste por fricção; raspagem).

Quando comparado a outros materiais o plástico ABS apresenta certa resistência ao calor e às baixas temperaturas, podendo ser utilizado normalmente em temperaturas que variam de -20°C a 80°C. Além disso, também funciona como um isolante elétrico.

Com excelente aspecto visual, o plástico ABS pode ser metalizado e altamente pigmentado (com cores vívidas e saturadas, que variam do transparente ao opaco), resultando em ótimo acabamento.

A moldação do plástico ABS pode ser processada por injeção ou extrusão, garantindo uma conexão entre as camadas consistentes e mínima deformação.

Em temperatura ambiente, não traz riscos à saúde, pois nessa condição não ocorrem rupturas na estrutura do plástico.

Aplicações do plástico ABS no nosso dia a dia

Classificação de Plásticos
Classificação de Plásticos

Apontado com o número “7” na classificação de plásticos, esse copolímero é aplicado em inúmeros segmentos do nosso cotidiano:

  • Uso geral: brinquedos, utilidades domésticas, artigos descartáveis, móveis para jardim, frascos, malas de viagem e outros.
  • Peças automobilísticas: grades e painéis interiores, caixas de bateria, assentos e outros.
  • Aparelhos: carcaças de eletrodomésticos, aspiradores, computadores, teclados, celulares e outros.
  • Construção: chapas corrugadas, fios, tubos, capacetes de segurança e outros.

A produção anual do plástico ABS é de cerca de 3 milhões de toneladas. Por ser fabricado a partir do petróleo, consome 57% menos energia do que a produção de plásticos alternativos e o melhor destino para objetos feitos a partir do ABS é a reciclagem.

Onde comprar plástico ABS

Algumas empresas que produzem produtos utilizando o plástico ABS fazem a importação do material em quantidades enormes de outros países. Porém essa não é a solução mais adequada, tendo em vista que um fornecedor de resinas termoplásticas como a Mais Polímeros pode atender de maneira muito mais prática e eficiente as demandas de qualidade, prazo e logística dessa matéria-prima para um fabricante.

Por isso, caso você queira receber um orçamento para comprar plástico ABS conosco clique aqui, preencha o formulário colocando o ABS como “produto” e nossa equipe estará pronta para atendê-lo assim que possível.

Conclusão

A versatilidade do ABS impacta positivamente nossas vidas e nosso dia a dia, facilitando principalmente os processos de fabricação por causa de sua versatilidade e características únicas.

Quer saber tudo sobre os tipos de plástico?

[button label=”Baixe agora nosso guia” link=”https://conteudo.maispolimeros.com.br/guia-tipos-de-plastico” target=”_blank” color=”” centered=”false” __fw_editor_shortcodes_id=”d275d267868aa34cebba15cda71f6659″ _fw_coder=”aggressive”][/button]

plugins premium WordPress